segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"O PODER DO CHÁ MATE"

"MANDE O DESÂNIMO EMBORA E O MELHOR, AS GORDURINHAS".
Erva do bem
O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. "Ela também tem fortes propriedades diuréticas e laxativas, por isso auxilia no emagrecimento", revela a professora de Nutrição Gilberti Hübscher, especialista em fi- siologia cardiovascular, do Centro Universitário Feevale, de Novo Hamburgo, RS.
A bebida contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. "Por isso a erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo", afirma Vanderli.
Um estudo realizado pela USP apontou a ação da erva-mate na prevenção e tratamento da aterosclerose, doença causada pelo acúmulo de gordura nas artérias
O Instituto Pasteur e a Sociedade Científica de Paris fizeram um estudo sobre essa erva e relataram descobertas inacreditáveis. Os pesquisadores concluíram que ela contém praticamente todas as vitaminas essenciais para a manutenção da vida. Exagero ou não, pesquisas comprovam que a erva atua ainda sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo-medular.
"Ela é considerada um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular", observa Gilberti Hübscher, especialista gaúcha que há 15 anos estuda os benefícios da ervamate e a indica a seus pacientes. Segundo ela, a erva-mate contém altas concentrações de vitamina E, considerada eficaz na regulação das funções sexuais; além de possuir cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis à vida.
"Eu particularmente gosto do Chá mate em granel, porque rende mais e a erva entra em contato com a água. Não que a versão de caixinha não funcione, mas gosto de sentir o sabor da erva."(Barbie Anna).

MAIS + = A erva-mate, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome. 


Chá mate: opção natural e saudável para emagrecer

O consumo frequente de chá mate estimula a concentração, facilita a digestão e repõe as energias do organismo, pois a erva-mate possui vitaminas A, B1, B2 e C. Por esses e outros motivos, a bebida se consolida como uma opção saudável nos dias de verão ou inverno, durante o ano todo. A versatilidade do mate resulta em bebidas muito saborosas. Além disso, o mate é um produto natural e saudável com baixas calorias.

 
CURIOSIDADES: O chá mate é considerado o "chá verde" brasileiro, porque sua função é bem parecida com a do chá verde, mas numa versão mais leve.

15 comentários:

  1. Adorei esse post, não sabia disso tudo sobre o chá e olha que minha mãe sempre bebeu eli ... agora eu começa a beber também!!!
    Vistite o meu BLOG?
    http://cantinhodeanaemia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi minha querida queria dizer que gostei muito desaber a respeito do cha mate pois eu bbo caf´odia inteiro e sabendo disso posso variar um pouco. se quiser visite meu blog http://sereiexgordinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiee ...Estava pensando se juntassemos umas garotas, e fazer um desafio começando logo dia 1º de Janeiro de 2011
    já começando bem, com animação, magra,feliz com nós mesmas!!!
    E também tava pensando no inicio das aulas.... imagine só , vooc magra linda e tdos
    na escola te elogiando ?
    Vamos gente animação !!!!
    Postei no meu blog o desafio, quem tiver afim, deixa um comentário, prometo seguir todas, visitar e acompanhar os resultados.
    Se aprovado postarei no meu blog as regras do desafio.
    Começa dia 1ºe termina dia 10 de Janeiro.
    Se gostarem e os resultados forem bons, poderiamos fazer outro!!!
    Blog: www.cantinhodeanaemia.blogspot.com
    Entrem e confiram o desafio!!!

    ResponderExcluir
  4. adorei o post
    muito informativo
    se possivel passa no meu blog
    amyannamia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oiee ameiii seu post!
    Genteee. Eu destestooo chá!
    Mas sempre tento tomar um chá verde, por necessidade! E aqui em casa tem uma caixinha de chá mate...há anoss...tudo bem exagero a alguns meses, ainda dentro do prazo de válidade.
    Acho que vou começar a toma-lo mesmoo assim!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nao fazia ideia que o cha mate fazia estas maravilhas! Agora ja sei que cha tomar quando estiver cansada do verde (o que eh dificil, mas as vezes pode acontecer). Obrigada!
    Passe pelo meu blog, fi-lo ha pouco tempo e gostava de saber a opiniao das annas espalhadas pelo mundo. Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Lidiane Ferreira-Crato-CE
    Eu sempre gostei de mate, tanto gelado como quente,mas tenho uma duvida. esses beneficos são melhores no chá quente ou frio?
    Bjaum pra vcs !!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola flor adoreii seu blog ta liindiissiimo.. bem me acompanhe no meu blog , porque tenho certeza que seremos grandes amigas bj flor

    ResponderExcluir
  9. seguindo...
    passa lá no meu blog?!
    bgs bgs ;*

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Conhecidência, tomo chá mate o dia inteiro no trabalho. :)
    Fiquei feliz depois de ler este post.

    ResponderExcluir
  12. Seguindo aqui linda, segue de volta ? beijos

    ResponderExcluir
  13. vou tomar 50 Matte leao
    pra ve se some toda esta gordura que
    eu tenho

    ResponderExcluir
  14. Amei o post.Tomo chá matte todo dia e não sabia disso, vou aumentar as doses rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. nova aqui,seguindo o blog,vou comprar esse cha,enfim stay strong
    bjus thata

    ResponderExcluir